Desde o inicio de 2017, lojistas reclamam que a empresa Direct Fácil Administradora de Cartões, subadquirente da tecnologia de pagamentos da empresa norte americana Global Payments – Serviços de Pagamentos S/A, não tem efetuado os repasses financeiros devidos aos clientes.
A Direct Fácil, em seu website, se justifica dizendo que o não pagamento dos valores são decorrentes de “problemas contratuais que vem enfrentando com a empresa multinacional Global Payments”, e ainda informa o processo que move contra a empresa, que tramita no foro da capital do Estado de São Paulo. Contudo, consultando o referido processo, verifica-se que o mesmo foi extinto sem o julgamento de mérito, pois, segundo a Sentença, a Direct Fácil não teria legitimidade para propor a referida ação.
Ainda na Sentença, o Magistrado, Dr. Marcos Roberto de Souza Bernicchi, recomenda que os lojistas eventualmente prejudicados promovam processos individuais contra as empresas: “Se repasse não houver, poderão os contratantes deduzir pretensão tanto contra a autora (Direct Fácil) quanto contra a ré (Global Payment)“, afirmou o juiz ao decidir o processo.
- Lojistas recorrem à Justiça
Mais de uma centena de clientes da Direct Fácil entraram com ações individuais pedindo provimento liminar contra as empresas. Em um desses casos, a Juíza de Ribeirão Preto/SP, Dra. Loredana Henck de Carvalho, convencida dos argumentos levados pelo lojista, determinou nos seguintes termos: “Defiro a tutela de urgência para determinar que as correqueridas, no prazo de 15 (quinze) dias, efetuem o repasse do valor” (Proc. 1055975-34.2017.8.26.0506)
Até o momento não há informações sobre a regularização dos pagamentos por partes das empresas.